2.5.11

a loteria da Babilônia

“Como todos los hombres de Babilonia, he sido procónsul; como todos, esclavo; también he conocido la omnipotencia, el oprobio, las cárceles. Miren: a mi mano derecha le falta el índice.” Esse é o começo de “La Lotería de Babilonia”, de Borges. O homem narra como surgiu e evoluiu a loteria babilônica, e gradualmente nos damos conta de que, mais do que um jogo da sorte que se modifica com o tempo, estamos diante da história de um sistema totalizante, que tudo abarca, que tudo determina, como se fosse uma divindade, o absoluto. O conto começa como relato factual de uma loteria para aos poucos derivar numa espécie de teogonia, de origem do divino, de uma crença segundo a qual a vida da Babilônia, seus  destinos individuais e coletivos, resulta de uma loteria controlada por grupos herméticos e nunca vistos, por entidades misteriosas, enfim, pelo inconcebível e pelo imaterial.
Como diz Borges, “ese funcionamiento silencioso, comparable al de Dios, provoca toda suerte de conjeturas. Alguna abominablemente insinúa que hace ya siglos que no existe la Compañía y que el sacro desorden de nuestras vidas es puramente hereditario, tradicional; otra la juzga eterna y enseña que perdurará hasta la última noche, cuando el último dios anonade el mundo. Otra declara que la Compañía es omnipotente, pero que sólo influye en cosas minúsculas: en el grito del pájaro, en los matices de la herrumbre y del polvo, en los entresueños del alba. Otra, por boca de heresiarcas enmascarados, que no ha existido nunca y no existirá. Otra, no menos vil, razona que es indiferente afirmar o negar la realidade de la tenebrosa corporación, porque Babilonia no es otra cosa que un infinito juego de azares.”
Para além desse desdobramento mais metafísico e teológico do conto, e da própria ironia com que Borges parece tratar a questão da origem enganosa das crenças e, em particular, da crença num além que tudo controla e determina, o que mais encanta é a própria história da loteria. Borges nos fala do desejo de ganhar e perder, da esperança da sorte e do desafio do azar: a loteria passa não só a premiar mas também a punir, primeiro com multas, depois com a prisão, logo com outros castigos. “Una jugada feliz podía motivar su elevación al concilio de magos o la prisión de un enemigo (notorio o íntimo) o el encontrar, en la pacífica teniebla del cuarto, la mujer que empieza a inquietarnos o que no esperábamos rever; una jugada adversa: la mutilación, la variada infamia, la muerte.” E assim evolui a loteria, até tornar-se universal e gratuita, até firmar-se como dona de todas as vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário