23.12.11

assassinato

Como o título já sugere, “Assassinato” (“Murder”) é um dos contos mais explicitamente violentos de Anton Tchekhov. Conta a relação entre Matvey e Yakov Terekhov, primo pobre e primo rico que convivem numa estalagem herdadada por Yakov, dividida ainda com a irmã e a filha de Yakov, Aglaya e Dashutka. 
O confronto entre os primos combina ressentimento financeiro e rivalidade religiosa, pois ambos têm pretensões a pastores e arrogam-se pobres poderes exegetas, que invocam contra o outro, especialmente Matvey, que insiste em perturbar as missas solitárias do primo com sentenças sobre atos e ritos heréticos de Yakov. 
Do ambiente sórdido que mistura culpas passadas, charlatanismo inconsciente, frio siberiano e ressentimentos, nasce o ódio que levará ao desfecho trágico, uma das cenas mais graficamente violentas que já encontrei entre grandes escritores como Tchekhov. O estilo nem sempre seco do russo ganha no clímax do conto uma precisão e intensidade que só realçam o desespero suave de Yakov ao final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário