20.10.11

a morte e a bússola


Além do gosto pelas narrativas curtas e pela poesia, Borges tinha em comum com Edgar Allan Poe a versatilidade de seus contos, do fantástico ao “gaucho”, do cômico ao policial. O quarto conto da seção “Artifícios” do livro “Ficciones” é um sofisticado conto policial, “La muerte y la brújula” ("A morte e a bússola"). Sofisticado porque Borges nos faz imaginar que terá uma solução mais ou menos previsível (as iniciais dos assassinados formariam o nome oculto de Deus), mas na verdade nos conduz a uma revelação mais sutil e engenhosa, em que os crimes são praticados não por inspiração de uma seita hasídica, mas tão somente pelo desejo do assassino de valer-se do acaso para criar uma armadilha de vingança.
O protagonista é o agente Erik Löonrot, mais dado a pistas e interpretações intelectuais dos crimes do que à busca de evidências banais. Saberemos ao final que é esta inclinação de Löonrot que será sua perdição, já que é dele que o assassino busca vingar-se, e usará os assassinatos em série como um chamariz para atrair o agente. Em lugar de formar um nome, como seria de esperar pelas pistas hasídicas deixadas pelo criminoso, a série de mortes formará um losango geográfico, que só Löonrot, em função de pistas que Borges nos vai revelando (os losangos em paredes e roupas, a idéia do tetragrámaton), conseguirá deduzir.
O desenho dos crimes (no caso, o losango) não deixa de ser uma solução interessante para a época em que Borges escreveu, em que assassinatos em série não haviam sido banalizados pelo cinema e pela televisão. O que agrada no conto, no entanto, é a idéia de construção dos crimes seriais a partir do acaso (a frase que a primeira vítima havia deixado sobre a máquina de escrever) e do desejo de envolver a vítima principal num labirinto que irá encantá-lo e conduzi-lo à própria morte. Nenhum assassinato terá tido execução mais literária, nenhuma dupla assassino-vítima terá sido mais borgiana, e é isso, esse elemento puramente lúdico, literário e labiríntico que encanta nesse belo conto policial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário